WEBMAP - ALFREDO WAGNER

Principais atrativos turísticos de Alfredo Wagner

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Museu de Arqueologia de Lomba Alta

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Parque Municipal de Exposições

Este é o maior parque aquático entre o Litoral e a Serra Catarinense, um lugar estruturado para receber turistas em Alfredo Wagner. O Parque combina esculturas, piscinas, tobogãs, áreas de lazer e natureza preservada. Oferece atrações para todos os públicos e idades, além de lanchonetes, Quiosque Pirata e Sorvetes para recarregar as energias. O Parque aquático reúne mais de 14 atrações classificadas em radicais e moderadas, com atividades para todos. Dentro deste espaço, trabalham salva-vidas treinados que permanecem à disposição, atentos e sempre prontos para resolver qualquer eventualidade. Segundo comentários dos frequentadores, as pessoas que trabalham no parque o fazem com prazer e, além disso, são orientadas para transformar a experiência no parque, em um momento mágico para guardar na memória. A natureza do entorno do parque é muito rica, sendo uma fonte de boas energias de uma natureza preservada. A estrutura do local foi preparada para que as famílias se preocupem apenas em curtir o momento, e as diversas opções buscam acolher pessoas de todas as idades. O ambiente é composto por milhões de litros de água, natureza e estrutura que inclui banheiros, chuveiros, lanchonetes e tudo o que as pessoas precisam para passar o dia em uma área de 40 mil metros quadrados, na cidade de Alfredo Wagner.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Igreja Matriz

A Igreja Bom Jesus de Alfredo Wagner pertencia à paróquia de Barracão, fundada em 1959. A Paróquia surgiu em torno da comunidade que frequentava uma capela construída em 1927.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Parque aquático

A Gruta de Nossa Senhora de Fátima, foi criada no ano e 1952, pelo casal Quiliano e Luzia Heiderscheidt, em uma demonstração de fé em Deus e amor pela comunidade do Caeté. Dona Luzia, que morava próximo ao local, havia sonhado que naquele terreno havia um belo local para construir uma gruta onde colocariam a imagem da Santa. No outro dia, encontraram uma bela cascata sobre uma pedra em forma de gruta. Com o tempo construíram a gruta do Caeté. Depois foram sendo construídos a capela, o salão de festas, churrasqueira, e outros espaços onde, são celebradas missas, rezas, reuniões e até mesmo cultos de religiões cristãs. Hoje o lugar serve como atrativo do turismo religioso, pois é grande o número de pessoas de Florianópolis e região que frequentam as festividades.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Eco Parque Soldados Sebold

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Cânion Arroio Leão

A Gruta do Poço Certo é umas das atrações naturais da região de Alfredo Wagner em Santa Catarina. Chega-se lá por uma pequena trilha andando por uma fenda formada no paredão da rocha. No fim do caminho está uma cachoeira de 42 metros de altura. O local era um antigo cemitério indígena, mas uma pequena gruta foi instalada para que os moradores da região pudessem rezar, já que as capelas ficam longe. O barulho da cachoeira é muito agradável e é possível ver bugios pelas árvores. A cachoeira é também um local perfeito para fazer descidas de rapel.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Gruta do Poço Certo

Para chegar até o Cânion Arroio Leão se utiliza a estrada Geral do Caeté, partindo do centro. O cânion fica na propriedade da família do Lázaro Steinhauser e ele mesmo guia os turistas. Para os visitantes existem duas opções: ir até o início do Cânion e contemplar a paisagem ou para os mais aventureiros, adentrá-lo. Para os que optarem pela segunda opção. Existe um córrego – o Arroio do Leão – por dentro do cânion, com água passando da altura da cintura em alguns pontos e é por dentro dele que se realiza o passeio.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Gruta do Riozinho

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Cachoeira do Rio Engano

As cachoeiras encontradas na comunidade do Pinguirito, estão cerca de 17 km de distância do centro da cidade. Nesta área existem duas cachoeiras dos Oliveira ficam próximas uma da outra e, ambas, são propriedade da senhora Angelina Oliveira. Para visitá-las é necessário pedir autorização a proprietária. A primeira cachoeira é cheia de lajes e tem várias quedas, formando uma espécie de cascata. As águas são clarinhas e é quase impossível resistir ao impulso de se jogar nelas. A segunda cachoeira é maior. Para se chegar até ela, anda-se pelo meio dos pinheiros, em um cenário bem de filme americano; depois se começa a descer por uma trilha. No final dela o visitante se depara com uma daquelas que sem dúvidas é uma das mais belas quedas d’água de nosso município. A cachoeira tem cerca de 30 metros de altura e, diferente da maioria das cachoeiras, ela tem lajes no chão. É possível, então, ficar de pé exatamente onde a água cai. É possível, também, dar a volta na cachoeira e ir atrás da cortina d’agua, onde a formação rochosa é parecida com uma gruta. No local ainda há um tronco de árvore fossilizado, que mais parece uma pedra imensa.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Cachoeira Salto do Perito

A gruta é um salão com 47 metros de comprimento e com largura de 20,5 metros em alguns pontos específicos. Usando lanternas, pode-se notar pequenas gotinhas de água se acumulando no teto. Quando refletem a luz, essas gotinhas brilham feito pedras preciosas. Somente com a gruta iluminada é que se tem a real dimensão do local. Há algumas estalagmites e estalactites – embora se note que imensa maioria delas já tenham desaparecido, provavelmente pela ação do homem. Além da gruta, ainda existe uma cachoeira no local, com 25m de altura – sendo 12 metros até o nível do abrigo e mais 13 metros até o fundo do vale. Tem um altar com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Cachoeiras do Pinguirito

O local tem como atrativos, um pequeno cânion repleto de cachoeiras, onde são realizadas trilhas e também outras atividades, como rapel e canionismo.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Cachoeiras Sítio Alto Paraíso

Se localiza cerca de 24 km do centro de Alfredo Wagner, e está dentro de propriedade particular, as visitas são agendadas com antecedência, onde o visitante recebe as instruções de como chegar até o local que pode ser por meio de uma trilha moderada com 6 km de distância ou em veículo 4×4, seguindo por estrada com subidas íngremes e de beleza singular.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Gruta do Caeté

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Gruta Nossa Senhora de Fátima

São Leonardo, antigamente chamado pelo nome de “Quebra-Dentes”, esta localizada no fundo de um vale onde havia a presença de índios. O registro da existência desses povos é evidenciado nas pontas de flechas, machadinhas de pedra e outros instrumentos encontrados no local. O nome Quebra-Dentes se originou diante das dificuldades que as mulas dos tropeiros encontravam para subir os aclives do caminho. Escorregando e batendo com a queixada no solo, “quebrando os dentes”. Já o nome São Leonardo é uma homenagem ao senhor Leonardo Harger, primeiro professor da comunidade. A gruta Nossa Senhora de Fátima foi fundada por Renato Antônio Harger no centro da comunidade, um local muito lindo, rodeado de árvores, a linda e simples cachoeira, a roda d’água, se tornando um local de oração e encontro da comunidade.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Vila Catuíra

Fundada pelo Império em 1853, foi na então Colônia Militar de Santa Teresa que os primeiros povoadores de Alfredo Wagner habitaram. A Igreja de Santa Tereza situa-se na Vila de Catuíra. A imagem religiosa da padroeira (Santa Tereza) foi doada pela Imperatriz Tereza Cristina em 1889. Foram os próprios colonos habitante da região que realizaram a reforma da igreja e dedicaram-se a sua preservação. Além da Igreja, a Vila Catuíra também conta com um Obelisco com 15 metros de altura, construído em homenagem aos 150 anos da Vila Catuíra.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Túmulo do Soldadinho

Pouco se sabe sobre o Soldado que está sepultado na comunidade que hoje se chama Soldadinho. Na placa sobre o túmulo está escrito: Soldadinho Soldadinho, sua história começa depois que foi criada a primeira colônia militar de Santa Catarina, uma das primeiras do Brasil. Naquela época foi aberta a estrada para fazer comercialização de uma região para a outra, que era na vila de Lages à Santa Tereza. Em 1859 passavam por aqui, uma tropa de soldados que voltava da vila de Lages, com os produtos da comercialização. Naquela época, o frio era tanto que ninguém aguentava, e naquele momento um dos soldados sentiu-se cansado, parou, sentou no chão e acendeu uma fogueira para se aquecer. Como o frio era muito, apagou o fogo o soldado morreu de frio. Minutos passaram e outros soldados sentiram sua falta e voltaram para ver o que tinha acontecido. Quando chegaram encontraram o soldado morto… E o enterraram aqui e desde então este lugar é conhecido como: Soldadinho… Esta placa fornece algumas informações básicas verídicas segundo a tradição oral e outras inverídicas do ponto de vista histórico e lógico. Mas foi importante a sua colocação pois faltam informações que nos possam dar a verdadeira história do Soldadinho e por quê ele é considerado Santo.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Pedra Branca

A trilha inicia em uma propriedade privada, onde é necessário solicitar autorização. É muito recomendado a contratação de um guia habilitado. De início você margeia o rio, até a primeira cerca (onde também está o último ponto de água antes do platô), depois começa uma subida bem forte em ziguezague onde se ganha 500m de altitude praticamente. Já no topo do platô a caminhada se torna mais fácil, plana. É necessário atravessar uma parte um pouco alagada para chegar até o único ponto de água potável que há lá em cima. Depois, uma pequena subida pelo caminnho do gado até chegar na ponta do paredão, onde há o melhor visual. Até o cume tem se chega à 1666 metros de altitude.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Recanto da Arte e Casa do Papai Noel

Nascido das dificuldades, abençoado pelo presépio e frequentando por uma verdadeira multidão ao longo de mais de 17 anos, o Recanto da Arte, local onde a família do Coquinho expõe a arte e a cultura do Natal. O local é aberto a visitação, com exposição de objetos de arte com espírito natalino.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Trilha Pirâmide do Soldado: 1210 metros

A trilha é realizada até uma imensa "pirâmide" com uma formação rochosa conhecida como Soldados . São quatro rochas dispostas sobre o “Facão dos Soldados”, com uma altura média de 90 metros, elas têm esse nome por se parecerem com quatro soldados enfileirados em guarnição à cordilheira.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Pico Arranha Céu: 1750 metros

A trilha tem uma distância total de 16 km e 8 a 10 horas de duração. Será necessario estabelecer uma base no Eco Parque Soldados Sebold, propriedade particular estruturada para receber visitantes. Você poderá fazer um hiking guiado de nível difícil até o mirante do Arranha-céu, que com 1750 metros de altitude é o ponto mais alto de Alfredo Wagner, e um dos mais altos de Santa Catarina.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Monte Lageado: 1752 metros

Tendo a maior altitude do município de Alfredo Wagner, 1.752 metros, o Monte Lajeado está localizado na Serra do Campo dos Padres. É ali que brota a mais alta nascente do rio Itajaí-Açu.

imagem praia Santa Vitória do Palmar

Cânion do Rio Lageado

Trata-se de uma formação rochosa natural, que foi esculpida pela força da água durante milhares de anos, formando um belíssimo cânion. O riacho que nasce nas serras acima, é chamado de Lajeado ( também nome de um dos picos ), nesta serra brota as mais altas nascentes do rio Itajaí Açu. O acesso para o Cânion do Rio Lajeado é curto e rápido, porém tem um certo nível de risco, pois é necessário uso de escada para subir e descer a parede do cânion e caminhar no leito do rio por pedras lisas. Caminho por estrada de chão, dentro de mata e leito de rio.